Protese de quadril
Para se fixar ao osso elas podem ser: cimentadas ou não cimentadas. O cimento utilizado é semelhante àquela argamassa cor-de-rosa utilizada pelos dentistas, contudo utiliza-se um tipo próprio para o uso em cirurgias ósseas e com uma qualidade para fixar a prótese ao osso.
Alguns tipos de prótese não necessitam o cimento, e fixam-se diretamente no osso por causa de seu formato. O princ&iactue;pio desta fixação pode ser explicado com o exemplo de um prego batido em um bloco de madeira. O metal abre o espaço na madeira que por ser material orgânico, tem uma plasticidade e trabalha, dando espaço para o prego. No final desta introdução a madeira se acomoda fixando o prego. Chamamos este princ&iactue;pio de "Press fit". É desta forma que uma prótese não cimentada fixa-se ao osso.
Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.
Em alguns casos pode-se utilizar tanto a prótese cimentada quanto a não cimentada, esta é uma decisão técnica e que cabe apenas ao médico.
Existe também a possibilidade de se utilizar as Próteses Hibridas, ou seja, uma parte não cimentada (geralmente o acetábulo) e uma parte cimentada (geralmente o fêmur).
As Próteses são compostas de várias partes:
• A haste vai dentro do fêmur (osso da coxa)
• A cabeça femoral que pode ser de metal (aço) ou cerâmica .
• O Liner que é a parte que vai fixar-se na bacia e articular-se com a cabeça. Pode ser de polietileno, cerâmica ou metal. . É o conjunto cabeça-liner que vai permitir o movimento da sua nova articulação. Tipos de Liner o O polietileno. É um plástico de alta densidade e serve para encaixar a cabeça do fêmur. Nas próteses cimentadas ele vai fixo diretamente na bacia