regiões da europa
Para além da sua divisão política (em países), a Europa pode ser dividida de outras formas.
Assim, podemos ter uma Europa formada por 4 regiões segundo a localização geográfica dos países:
Europa Ocidental
Europa Setentrional
Europa Oriental
Europa Meridional
Europa Ocidental:
Entre os países da Europa ocidental destacam-se a Espanha, França e o Reino Unido. Estes que possuem uma população de cerca de 196 milhões de habitantes, ou seja, trata-se de uma região muito populosa e povoada.
Bélgica, Holanda e Luxemburgo compõem uma das regiões mais industrializadas do mundo, junto com esses países destaca-se Benelux. Nessa região além da indústria destacam-se a produção de energia, a extração de minerais, o cultivo de cereais e a atividade turística, com destaque para Mônaco.
Europa Setentrional:
A Europa Setentrional também tem a economia baseada na indústria, também destacando-se o minério de ferro, o grande potencial hidráulico para a produção de energia elétrica, e a grande produção de madeira de papel e celulose.
Quanto a pecuária, o destaque é a criação de bovinos que não é muito desenvolvida na região por causa do clima frio; e, quanto as produções agrícolas, destacam-se o cultivo de cereais, batata e beterraba açucareira.
Europa oriental:
A região conhecida como Europa Oriental abriga uma vasta extensão de terras, que traz muitas controvérsias em relação aos países que a compõem. Essa discussão gira mais exatamente em torno do termo ‘Leste Europeu’, que tem raízes históricas, e não geográficas. Discussões à parte, consideremos Europa Oriental apenas geograficamente, ou seja, o grupo de países situados à leste da Alemanha e Áustria.
Em sua maioria de raízes eslavas, os países dessa região possuem nomes bem peculiares, e que trazem cada um pouco da história e visão de mundo desses povos.
A Europa Oriental tem também sua economia baseada na indústria, produção de energia e de minerais. Sendo que alguns países estão