Qu Mica
Esquema representando o funcionamento de uma máquina térmica.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Com a Revolução Industrial, as máquinas substituíram várias ferramentas e eliminaram algumas funções antes exercidas pelos operários. As primeiras máquinas térmicas foram inventadas no século XVII por Heron, porém consumiam muito combustível para produzir um trabalho pequeno. Somente no século XVIII, as máquinas térmicas obtiveram destaque de fato, quando James Watt (1736 – 1819) criou uma máquina que possuía maior eficiência do que as que eram até então conhecidas. Assim, elas passaram a ser utilizadas na indústria e em larga escala, o que foi de enorme contribuição para a Revolução Industrial.
AVANÇO TECNOLÓGICO
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à vapor. Com estes meios de transportes, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas, num tempo mais curto e com custos mais baixos.
As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.
LOCOMOTIVA A VAPOR
Por volta do século XIX, as máquinas a vapor foram utilizadas para a locomoção. Richard