Documento Egipcios
85 problemas, e o chamado Papiro de Moscou, talvez dois séculos mais antigo, que contém 25 problemas.
Os Egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseado em agrupamentos, que consistia em separar os objetos a serem contados em grupos de dez, mas não tinham símbolo para o zero. Portanto, para representar cada múltiplo de dez, eles utilizavam um símbolo diferente dos básicos. Um número era formado, então, pela justaposição desses símbolos, os quais podiam estar escritos em qualquer ordem, já que a posição do símbolo não alterava o seu valor.
Uma interessante operação matemática criada pelos egípcios foi a forma curiosa de multiplicar números, eles realizavam os cálculos utilizando apenas multiplicações por 2. Vamos realizar o seguinte cálculo: 20 x 72.
Escreva o número 72 ao lado do 1. Agora realize sucessivas multiplicações por 2 nas duas colunas, expressando o resultado sempre na sequência. As multiplicações na coluna iniciada pelo número 1 não devem ultrapassar 20. Assinale na coluna do número 1 as multiplicações em que a soma seja igual a 20. Na multiplicação que está sendo desenvolvida esses números são: 4 e 16, pois 4 + 16 = 20.
O processo é finalizado adicionando os números correspondentes aos algarismos 4 e 16.
288 + 1152 = 1440, logo 20 x 72 = 1440.