sistema numerico egipcio
Embora existam várias hipóteses sobre a origem dos algarismos hieróglifos, é a que buscamos demonstrar no corpo deste trabalho:
No inicio do séculos os egípcios usavam seus corpos para medir o mundo e foi assim que as unidades de medida evoluíram.
Um palmo corresponde a largura de uma mão, um cúbito correspondia a largura de um cotovelo até a ponta dos dedos. Cúbitos térreos, tiras de terra que mediam 1 cúbito por 100, essa medida eram usada pelos agrimensores do faraó para calcular as áreas.
É evidente a relação entre a burocracia existe uma ligação muito forte entre a burocracia e o desenvolvimento da matemática no Egito Antigo, desde a invenção do sistema numérico e durante toda a história Egípcia.
Do Reino antigo, somente restaram os registros meteorológicos, que são medidas para áreas e comprimentos. Isto aponta para uma necessidade burocrática de resolver tais coisas. Era vital um agricultor conhecer sua área, para que se o Nilo lhe roubasse parte de suas terras pudesse solicitar abatimento no imposto. Isso significa que os agrimensores do faraó calculavam freqüentemente a área de parcelas irregulares da terra. E foi a necessidade dos egípcios que fez deles os primeiros inovadores na área da matemática.
ll-Panorama Histórico para o Surgimento do Sistema Egípcio.
O rio Nilo representava para os Egípcios a linha vital do Egito durante milênios, alguns dos primeiros indícios da matemática que conhecemos hoje surgiu nas águas do Nilo.
As condições em seu redor favoreciam a agricultura atraindo povos. O acontecimento anual mais importante para agricultura egípcia era a inundação do Nilo. E esse evento era o grande indicador para a contagem da passagem dos anos.
Os egípcios registravam os acontecimentos durante a passagem de tempo e estabelecer o calendário, onde era preciso contar, por exemplo, os dias entre as fases lunares, e os dias entre as cheias do Nilo. Pois esses registros traziam benefícios e melhor gestão da