Relatório linux
Relatório do Ambiente Shell do Linux
Aluno: José Jossiny Ferreira Claudino
Matricula:
20112144030089
Natal / RN, Novembro de 2012
a) Introdução
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
b) Desenvolvimento
O shell é um interpretador de comandos bastante similar ao prompt do DOS, nos Windows 3.1 e 98, que permite que você digite comandos, abra programas e manipule arquivos. Ao contrário do universo Windows, onde o prompt DOS é um ambiente fixo com flexibilidade limitada, os shells Unix são pequenos programas de aplicação que roda e processa quando você realiza o login e oferece uma variedade de interfaces de linhas de comando e capacidades para adaptar diferentes usuários e aplicações.
No mundo Unix (refletindo no Linux) há muitos shells para se escolher. Cada shell oferece diferentes conjuntos de benefícios e capacidades e a maioria oferece os seus próprios script de linguagens, que lhe permite criar programas bastante sofisticados e similares – no entanto, mais poderosos – do que arquivos batch do DOS (aqueles com a extensão .BAT).
Os principio de segurança do sistema de arquivo UNIX está baseado em usuários tipos:
Usuário: é a pessoa que criou o arquivo. O dono do arquivo
Grupos: é uma categoria que reúne vários usuários. Cada usuário pode fazer parte de um ou mais grupo que permitem