Egito
A Civilização Antiga Egípcia foi dividida em três períodos que seriam:
Antigo Reinado – entre sensivelmente 2700 a.C. e 2200 a.C.;
Egito Médio – entre sensivelmente 2100 a.C. e 1700 a.C.;
Novo Egito – de 1600 a.C. a 1000 a.C.
O Egito se tornou cedo uma civilização de alto nível, isso se atribui devido a terra ser fértil com as cheias do Nilo todos os anos e também ao clima que facilitava a produção agrícola. As guerras eram o único fator que os ameaçava, porém com o deserto ao seu redor, era difícil acessar o local.
O Egito nasceu na unificação de dois povo, por volta de 3000 a.C. e como o rio Nilo era regular, começaram a desenvolver a Astronomia com o objetivo de definir um calendário local. Além disso, cobravam impostos (com base na área de cultivo de cada pessoa) para manter o exército e consequentemente a cidadania da população. Sendo assim, o período do Antigo Reinado ficou marcado pelo desenvolvimento da escrita hieroglífica e a construção das Pirâmides.
Calendário
Sendo vital para o povo egípcio saber quando se iniciaria as cheias do Nilo, era fundamental a existência do calendário. O início do ano era quando a estrela Sirius aparecia no céu pela primeira vez depois de sua ausência, atualmente isso ocorre em Julho, pouco depois desse acontecimento, o Nilo transborda. No início os anos eram formados por 365 dias, sendo que para eles não existiam anos bissextos. E apesar de várias alterações ao longo do tempo, o nosso calendário atual provém do calendário egípcio.
Matemática
Podemos considerar três tipos de escritas, a primeira foi através dos hieróglifos. Eram figuras que possuíam significados. Haviam dificuldades, pois algumas palavras não haviam figuras para expressá-las, então começaram a usar juntamente as figuras, os sons. Quando descobriram o papiro, eram necessárias várias figuras para representar um certo conceito, então deixaram essa técnica apenas para as pedras. A segunda foi a denota. Era destinada a população em geral para