Sistema De Numera O Maia
O Calendário maia é considerado um dos mais precisos. Estes povos, ao contrário de muitos outros, não mediam o tempo pelas fases da lua. Isto porque, eles acreditavam em vários deuses, e para eles a lua era um deus covarde. os maias então mediam um mês por meio da quantidade de dedos das mãos e dos pés. Logo, cada mês tinha vinte dias, o que nos leva a concluir que, oras, os maias contavam!
A afirmação foi comprovada com escritos numéricos encontrados. Os números não auxiliavam só na astronomia. Para os maias, os números era fundamentais para a cobrança de impostos das tribos dependentes.
Estes pre-colombianos, então, desenvolveram duas formas de representar números. O primeiro” alfabeto numérico” era representado por desenhos de cabeças. Mas era muito complexo desenhar formas tão parecidas e detalhadas, daí então, surgiram os pontinhos, barras e a concha.
A concha representava o zero, as barras o número 5 e os pontinhos, a unidade.
Fica bem fácil entender. Vejamos o número 12. Duas barras sobrepostas são dois cincos. 5+5=10. Os pontinhos são dois, logo : 10+2=12.
Sistema de Numeração Romano
Quando ouvimos a palavra “Romano” logo vem a mente alguns daqueles famosos cenários de filme, cidades organizadas, limpas ,com pilares bem esculpidos e edificações suntuosas. É claro que para construir cidades tão perfeitas, era necessário conhecer e desvendar os números. Eles estavam em toda a cidade.
Os números romanos mais parecem um alfabeto. Isto porque ele é constituído por letras que representam números.
Os numerais I, X, C e M não podem ser escritos repetidamente mais de 3 vezes. Por exemplo:
Para formar o número 4, é preciso escrever assim IV.
Isto porque, I, X e C a frente de numerais maiores tem poder de subtração. É como escrever 5-1. Os mesmos algarismos escritos ao lado direito tem poder somatório. Colocando um traço horizontal acima de qualquer numeral, ele se multiplica por mil. Isto porque, imagine