Origem dos numeros
Disciplina: Fundamentos e Práticas do Ensino de Matemática
Professor: Mauro Benevenuto
EQUIPE: SABER EM AÇÃO
Juliana Gonçalves
RA
Karine Ladislau da Silva
RA 0050065600
Maria Eugênia da Silva
RA 0050065658
Maria Fonseca
RA 0050062127
Sidnei Ferreira
RA 005009775
Rosileine G. Lopes
RA 0050059756
São Paulo
2015
1
“Que a tua sabedoria não seja humilhação para o teu próximo. Guarda domínio sobre ti mesmo e nunca te abandones à tua cólera. Se esperas a paz definitiva, sorri ao destino que te fere; não firas a ninguém.” – Osmar Khayyám.
Introdução
Os números foram criados, ao longo da história, diante da necessidade do homem, pois precisavam de uma forma de representar as quantidades.
As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo: os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocados em saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao fim do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal.
Nesta época existiam outras formas de representação numérica, como nós em cordas, os dedos das mãos, riscos feitos em ossos e pedras, sendo que cada região usava uma forma diferente.
Na antiguidade o ser humano não necessitava de contar, nem de criar símbolos para registrar quantidades, o senso numérico dos humanos já era suficiente para atender suas necessidades.
Senso Numérico
Senso numérico é a capacidade de reconhecer e comparar pequenas quantidades em um determinado espaço.
Precisamos entender que este sentido é diferente de contagem, pois esta exige um fenômeno mental mais aguçado que é um atributo exclusivo do ser humano. 2
Entretanto, o senso numérico é a capacidade natural onde reconhecemos que em um ambiente algo foi acrescentado ou subtraído sem necessidade de contar, este privilégio é também dos animais.
Sistema de Numeração
∞
Numeração