Torre de tóquio
Tipo: Torre de comunicações Torre de observação
Construção:
Começou em junho 1957
Concluído em 1958
Abertura no dia 23 de dezembro de 1958
Custo: 8,4 milhões de Dólares
Altura: 333 m
Projeto e construção:
Proprietário - Nihon Denpato (Nippon Television City Corp)
Arquiteto - Tachu Naito
Engenheiro estrutural - Nikken Sekkei Ltda.
Contratante principal - Corporação Takenaka
A Torre de Tóquio ou Tokyo Tower é um dos pontos turísticos de Tóquio. Foi erguida em 1958 e tem exatos 333 metros de altura, treze metros a mais que a Torre Eiffel, na qual foi inspirada.
Construída em 1958, a torre movimenta uma das principais fontes da receita de turismo de Tóquio e mais de 150 milhões de pessoas têm a visitado desde a sua abertura. A torre funciona como uma estrutura de apoio para uma antena. Inicialmente prevista para sinais televisivos, antenas de rádio foram instaladas em 1961 e agora a torre é usada para transmitir sinais de rádio e televisão juntos.
Dentre as empresas que transmitem sinais através da torre, estão as japonesas NHK, TBS e Fuji TV.
A altura atual da Torre de Tóquio não é suficiente para transmitir sinais de televisão digital, embora empresas japonesas tenham planejado instalar o recurso digital na torre. A mais alta torre de radiodifusão digital conhecida como Tokyo Sky Tree tem a abertura prevista para 2011.
As duas principais fontes de renda da Torre de Tóquio são a locação da antena e o turismo. Ela funciona como uma estrutura de suporte à antena de transmissão de rádio e televisão e é um ponto turístico que sedia algumas diferentes atrações. Mais de 150 milhões de pessoas visitaram a torre desde sua abertura no final de 1958.3 A visitação à torre gradativamente diminuiu até ter chegado aos 2,3 milhões em 2000.10 Desde então, a frequência tem aumentado, e recentemente tem atraído aproximadamente 3 milhões de visitantes por ano.3 A primeira área na qual os turistas chegam é a FootTown, um edifício de 4