Qu Mica
Princípio do bafômetro e oxidação completa do etanol e da glicerina
Materiais e reagentes
Materiais
Reagentes:
1 Pipeta graduada de 5mL . Glicerina líquida – Propanotriol
1 Pipeta graduada de 2mL
1 Espátula metálica Permanganato de potássio P. A (KMnO4).
2 Tubos de ensaio. Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).
Pipetas Pasteur. Solução de dicromato de potássio 0,15M(K2Cr2O7).
1 Vidro relógio grande. Álcool etílico. Gasolina
1 Bastão de vidro grosso
1 Tela de amianto.
Algodão (hidrófilo).
2 provetas de 20 mL
1 proveta de 50 mL
1 cápsula de porcelana
Técnica
1. Princípio do bafômetro
- Em um tubo de ensaio adicionar 2 mL de solução de dicromato de potássio (K2Cr2O7) 0,15 mol/L. Em seguida, com muito cuidado, adicionar 10 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado e por fim 5mL de álcool etílico. Agitar a mistura e observar.
2. Oxidação completa do álcool etílico
- Colocar uma pequena quantidade de permanganato de potássio (KMnO4) no vidro relógio e adicionar 10 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado.
- Enrolar algodão na ponta do bastão de vidro, molhar o algodão em solução de álcool etílico, e com muito cuidado encostar o algodão molhado com álcool etílico no permanganato de potássio em meio ácido. Observar.
3. Oxidação completa da glicerina
- Colocar um pedaço de algodão dentro de uma cápsula de porcelana e adicionar sobre o algodão uma pequena quantidade de permanganato de potássio (KMnO4). Adicionar sobre o permanganato de potássio com cuidado 15 gotas de glicerina líquida, abafar a mistura com outro pedaço de algodão. Observar.
4. Propriedades do etanol
a. Em uma proveta de 50 mL, colocar 20 mL de água. Adicionar 20 mL de álcool etílico, medido em outra proveta. Agitar com um bastão de vidro. Registrar o volume final observado e explicar o resultado obtido.
b. Repetir o