Qu mica Exp 1 1
Relatório de Química Experimental
Grupo E: Anderson, Geraldo e Victor.
Professor: Liu .
São José dos Campos
2015
Introdução
Nesta aula aprendemos a utilizar dois métodos:
Densidade
A densidade pode ser definida como a massa por unidade de volume de uma substância a uma dada pressão e temperatura: densidade = massa volume
Assim, para que um material flutue na água, não depende do “peso”, ou melhor, da massa, mas sim da distribuição da massa pelo volume ocupado, isto é, da densidade. Quanto mais distribuída estiver a massa, ou seja, quanto maior for o seu volume, menos denso será o objeto e ele flutuará.
Outro aspecto relacionado a esse fator é o deslocamento da água. Quando um objeto flutua, ele como que “empurra” determinada quantidade de água para fora. Essa água deslocada tem exatamente a mesma massa do objeto que está flutuando. Se o objeto pesar mais do que a quantidade de água que desloca, ele afundará.
Viscosidade
Viscosidade é a resistência interna de um fluido (líquido ou gás) à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido denota sua resistência ao escoamento; o inverso da viscosidade é a fluidez, ou seja, a facilidade de escoamento. O mel, por exemplo, é mais viscoso do que a água. O fenômeno da viscosidade é análogo ao do cisalhamento, estudado em elasticidade. Uma demonstração comum do fenômeno do cisalhamento se dá ao segurar um maço de folhas de papel entre os dedos polegar e indicador, os quais exercem contra o maço forças paralelas e contrárias ao plano das folhas: as folhas centrais tendem a escapar do maço mais facilmente do que as mais externas. As camadas do fluido reagem entre si como as folhas do maço.
Objetivo
Este experimento tem como objetivo a determinação das medidas de densidade dos diferentes líquidos e dois metais. A partir da primeira parte, calcular a