demodicose
1)A sarna demodecica, também designada de demodicose, é uma doença inflamatória de pele, não contagiosa. Esta doença resulta de uma proliferação anormal de um ácaro denominado Demodex canis.
4) Animais jovens, com idade inferior a 18 meses, têm maior probabilidade de desenvolver a doença, pois o seu sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido. Determinadas raças estão mais predispostas à demodicose, tais como: Collie, Galgo Afegão, Pastor Alemão, Cocker Spaniel, Doberman, Dálmata, Boxer, Pointer, Pug, Bulldog. A explicação para o desenvolvimento desta doença reside numa resposta imunológica anormal hereditária que permite a proliferação descontrolada dos ácaros na pele.Outros fatores que poderão despoletar a doença são a má nutrição, parto, cio, stress e parasitismo interno.
2)Demodicose localizada: Caracteriza-se por uma ou duas áreas com pouco pêlo, delimitadas, pequenas, mais ou menos avermelhadas, com ou sem crostas, pele espessada e escura e o animal geralmente não apresenta comichão. As lesões situam-se normalmente na cabeça, pescoço e membros anteriores, mas podem aparecer noutras regiões do corpo.Em 10 % dos casos há evolução para a demodicose generalizada, surgindo um quadro mais grave. Há necessidade de acompanhamento veterinário para a correta avaliação da evolução do quadro clínico. 3) Demodicose generalizada: É a forma mais grave da doença. Surge principalmente em animais de raça pura, com menos de um ano e meio de idade. As lesões são as mesmas da demodicose localizada, mas estão distribuídas por todo o corpo do animal. Este poderá ainda apresentar infeção de pele associada, mais ou menos severa e também otite. Os gânglios poderão estar aumentados, pode apresentar perda de peso e febre. O animal apresenta normalmente comichão