Erliquiose
A pele é o maior órgão do corpo e funciona como uma barreira entre o animal e o meio ambiente, fornecendo proteção contra lesão física, química e microbiológica, e é formada pela epiderme, derme e hipoderme. Quando a pele é acometida por alguma enfermidade dá-se o nome de dermatopatia, que podem ser por várias causas, tais como: doenças parasitárias, alérgicas, problemas cutâneos bacterianos, infecções fúngicas, tumores, etc.(FREITAS, 2011)
As enfermidades parasitárias tem grande parcela dos problemas dermatológicos nos cães, especialmente em regiões quentes.(BELETTINI et al, 2008).
Uma principal causa de dermatopatia é desencadeada por Demodex canis, um ácaro comensal da pele do cão, transmitido aos filhotes pelo contato direto com as cadelas durante o aleitamento. A doença é conhecida também como demodicose, demodicidose, sarna demodécica, além de sarna negra.(SANTOS, SANTOS E ZAPPA, 2008).
O Demodex canis está presente, em pequenos números, na maioria dos cães normais. Os filhotes adquirem a infecção com D. canis de suas mães, durante o período da amamentação, e a maioria dos casos de sarna demodécica ocorre entre os três e seis meses de idade.(BOWMAN, 2006).
Existem duas formas de apresentação da doença, com curso e prognóstico diferentes, a demodicose localizada (DL) que têm curso benigno que geralmente se resolve espontaneamente e representa cerca de 90% dos casos, e a forma generalizada (DG) que é a evolução a partir da DL e é uma forma mais grave da doença, caracterizada por uma extensa reação inflamatória.(CARDENES et al, 2010).
ETIOLOGIA E AGENTE ETIOLÓGICO.
A Demodicose é causada pelo ácaro Demodex canis pertencente à família demodecidae e é um parasita obrigatório da pele de cães, morrendo facilmente por dessecação quando fora desta (FREITAS, 2011).
Os ácaros do gênero Demodex canis e Demodes cati ocorrem especificamente em cães e gatos.(MEDLEAU E WILLEMSE, 2002).
O Demodex canis são ácaros minúsculos, em forma de verme, com