Qqqqqq
R.: Existe uma estreita relação entre os dois, onde o cotidiano é aquele gerado a partir da observação de fatores naturais para depois tornar- se (ou não) cientifico. Não tem por base a experimentação, mas em fatos vivenciados por alguém que pode (ou não) possuir a pretensão de tornar aquele conhecimento científico. O conhecimento cotidiano convive com outras fontes de conhecimento tornando-se contraditório em certas ocasiões. É necessário um contexto para que seja produzido.
Já o conhecimento cientifico apesar de ter base experimental não é inquestionável podendo ele a qualquer momento ser contestado e perder a sua suposta veracidade, quando algum argumento contraditório conseguir sobrepor – se ao primeiro e assim sendo, não pode-se conviver com contradições. Este tipo de conhecimento pode ser completamente independente de um contexto predeterminado utilizando-se afirmações generalizadas podendo ser aplicado à diferentes situações e épocas. E ainda, pode ser verdade irrefutável em uma época e absurdamente errado em outra.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo.
R.: Quando uma criança nasce, vamos ensinando desde muito cedo coisas diversas para que ela cresça e saiba viver tranquilamente.
Muitas destas informações que são passadas de gerações para gerações chamamos de senso comum, porque são informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação científica a respeito.
Senso Comum é um saber que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida.
O senso comum é a forma como compreendemos todas as coisas por meio do nosso convívio social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas.
Exemplos
• Quando se está com o intestino preguiçoso e alguém diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se