QFD - Gestão da Qualidade
O método QFD é “a conversão de requisitos do consumidor em características de qualidade do produto e o desenvolvimento da qualidade de projeto para o produto acabado (...)”. Dessa forma verifica-se a intenção de transformação de requisitos de mercado para características do produto.
É um método caracterizado por desdobramentos sistemáticos entre requisitos, consumidor e características do produto. Os desdobramentos são realizados em cada componente ou processo do sistema produtivo e, teremos então, a qualidade global representada por esta rede de relações dada por: Desdobramentos Processo/Componente Qualidade Global.
É uma ferramenta ampla que se destaca por sua dinamicidade e pelas possíveis perspectivas de atuação podendo ser empregada tanto no setor industrial como no setor de prestação de serviços.
Para caracterizarmos a fase de desdobramentos do QFD devemos entender a tríade que a baseia. Deve-se ocorrer a transformação de dados em requisitos, a extração de características de produto e a relação entre requisitos e características.
Essa tríade permite a construção da matriz da qualidade que é também conhecida como “casa” da qualidade e é responsável por iniciar todos os desdobramentos e funcionar como ferramenta básica do QFD. A matriz da qualidade “Tem a finalidade de executar o projeto de qualidade, sistematizando as qualidades verdadeiras exigidas pelos clientes por meio de expressões linguísticas, convertendo em substitutas (características de qualidade) e aquelas qualidades verdadeiras(...)”.
A matriz da qualidade
Pode-se então evidenciar o funcionamento da matriz da qualidade como um sistema, que aceita entradas, processos e saídas. Por entrada deve-se considerar as ideias dos clientes em expressões linguísticas, por processos temos a transformação de requisitos para requisitos da qualidade e por saída temos a qualidade projetada ou projeto do produto.
A tabela de requisitos dos