pósgraduada
Este trabalho tem como função principal construir um texto norteador da prática docente, visando orientar os atos do estudante de licenciatura em suas práticas na escola, frente aos alunos que terá durante os estágios e também posteriormente, quando já for um profissional da educação. Sempre buscando uma visão crítica e social para a profissão que exercerá.
Este referencial teórico estará baseado nas idéias de Paulo Freire, que sempre teve como objetivo em suas obras e ações, construir uma educação que tenha funções sociais e políticas, em Cipriano Carlos Luckesi, que aborda os segmentos do processo educativo do ponto de vista filosófico e, por fim, em José Carlos Libâneo, que em suas obras faz referência a todos os componentes do processo de ensino-aprendizagem, de forma detalhada.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
EDUCAÇÃO
A educação é um processo pelo qual todos os humanos passam e que começa após o nascimento de cada sujeito, esse início do processo educativo independe da cultura, pois a educação não se restringe a instituições organizadas e com fins unicamente educativos, o processo educacional está diretamente, ligado ao fato da intervenção social que sofrerá o indivíduo em sua educação, por parte da família e demais pessoas que formam a sociedade a qual o mesmo pertence.
“A educação é um típico “que-fazer” humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social ”. (Luckesi, p. 30-31).
O fragmento de texto acima, está em total acordo com o que acreditamos, ou seja, a educação é um processo tipicamente humano e que tem sempre por trás dele, uma função social, seja pela permanência em uma classe social ou por ter como meta a ascensão social. Na sociedade atual são poucas as pessoas que estudam pelo simples fato de quererem