clima
Ano lectivo 2012/2013
Docente: Luís Costa
Alunos: Sara Rebordão nº 27634 Bruno Carvalho nº 26069
Engenharia Biotecnológica
Introdução
A climatologia é uma ciência que procura estudar o comportamento do sistema climático e dos fenómenos naturais que nele ocorrem. E quando nos referimos ao tempo, tomado em condições meteorológicas, estamos a associá-lo ao estado da atmosfera num dado instante, à evolução desse estado no decurso do tempo, através da geração, desenvolvimento e dissipação das perturbações atmosféricas, tomadas individualmente. Quando dizemos que o clima é a síntese do tempo relativo a um dado período, queremos significar as propriedades estatísticas duma colectividade de estados da atmosfera. Estas estatísticas incluem os valores médios, as variâncias, as covariâncias, as probabilidades de ocorrência de valores extremos dos parâmetros climatológicos, como a temperatura, a precipitação, a humidade do ar, os ventos, etc
Climograma
O climograma permite-nos representar a variação simultânea de dois elementos climáticos (temperatura e precipitação) no decurso de um ano, obtendo-se um polígono, onde se pode observar certos traços ou características climáticas. Climograma é uma forma clássica de representação do clima, o que permite de uma maneira simples e pratica a comparação entre duas ou mais regiões.
Leitura do Climograma
Através da analise do climograma podemos ter conhecimento da precipitação bem como da temperatura correspondente as estalões do ano, durante o período de tempo em estudo.
Assim, podemos caracterizar a estação de inverno como húmida e fria, pois em Dezembro e em Janeiro temos temperaturas abaixo dos 5ºC.
Quanto a primavera é de salientar que os valores de temperatura subiram de forma moderada, enquanto que a precipitação diminui moderadamente também. A estação de verão é