perfil do administrador
247
O PERFIL DO ADMINISTRADOR NA ERA DO CONHECIMENTO1
CARMO, Roner César do2
OLIVEIRA, Edilene C. Weffort Lourenço3
O trabalho de monografia que leva o título “O Perfil do Administrador na Era do
Conhecimento”, apresentado como requisito para a conclusão do curso de
Administração da Faculdade UNIESP Campus de Presidente Prudente, no ano de 2008, tem o propósito de estudar e apresentar aos novos Administradores o que o mercado corporativo espera e exige deles, quais habilidades eles deverão adquirir a fim de estarem em condições de atuarem bem no seu papel como Administrador. Que o aprendizado deverá ser constante na sua vida profissional, e também reconhecerem que administração de empresas é uma arte em que o administrador de empresas é o principal personagem, isto é, ele é fundamental para o sucesso da organização.
É feito uma breve consideração do que seriam as três principais teorias da administração, isto é, a teoria clássica de Taylor, das organizações de Fayol e relações humanas de Elton Mayo também um resgate histórico da administração, pois, considera-se necessário o conhecimento da história da administração visto que nela estão suas bases. E uma breve apresentação das abordagens atuais, sendo a sistêmica e da contingência. Vivemos numa era totalmente diferente em que o principal ativo das empresas é o capital intelectual, portanto o perfil do Administrador precisa estar adaptado ao novo cenário, sendo este profissional o principal responsável por sua qualificação e o gerenciamento de sua carreira, procurando se qualificar cada vez mais, estando convencido que para um Administrador ter sucesso o aprendizado deverá ser contínuo. (STONER E FREEMAN, 1994)
O Administrador da era do conhecimento deverá ser policompetente, isto é, mostrar talento, visão sistêmica, conhecimento, habilidade e atitude. Para que ele possa desenvolver essas qualidades é imprescindível que invista em sua educação,