Pós venda
A venda não marca o fim de um relacionamento com o cliente, mas sim, marca o inicio de um relacionamento, pois, após a venda ter sido realizada, a empresa tem que oferecer um suporte ao cliente e também manter esse “relacionamento” próspero. Nos dias de hoje, não se trata apenas de conquistar mais clientes, e sim proporcionar o que os antigos clientes desejam, assim os fidelizando.
Existem algumas ações que podem afetar os relacionamentos com os clientes, algumas ações podem ser positivas: demonstrar consideração, aceitar responsabilidade, fazer planos para o futuro, etc. Porém também existem ações que podem ser negativas para o empreendimento, como por exemplo: Fazer apenas justificativas, transferir a culpa e aguardar que as dificuldades e problemas surjam.
A falta de reclamação dos clientes pode significar a perda de confiança por parte dos mesmos, por isso as empresas têm sempre que estar fazendo pesquisas, para saber o nível de confiança e satisfação de seus clientes.
Algumas empresas conseguem fazer com que o serviço pós-venda passe de um custo para uma grande vantagem competitiva, exemplo: a empresa criar valor econômico no produto, é um mecanismo excepcional para reunir informação sobre o cliente e verificar a qualidade do produto, fazendo isso serve como base para captar seus mais desejados clientes lucrativos. Atualmente as empresas visualizam o pós-venda como um ponto de vista estratégico para pensar na verba necessária a investir.
Exemplo de Pos venda:
**A Renault do Brasil dará a seus clientes um motivo a mais para manter em dia a manutenção de seus veículos. A marca terá uma rede de serviços de reparo rápido que dará aos consumidores a qualidade de peças originais e a garantia de fábrica, por preços