Pos vendas
Um engano freqüente é achar que uma boa venda termina quando o cliente paga pelo que comprou. Na realidade, é neste momento que começa uma importante etapa chamada de pós-venda.
O pós-venda pode acontecer de diversas maneiras, entre elas: uma pesquisa de satisfação; a troca de um produto com defeito ou qualquer outro problema previsto no Código de Defesa do Consumidor; fazendo um cadastro na venda e mandando periodicamente informações e novidades sobre a empresa e seus produtos, entre outras.
Para a empresa ter um pós-venda eficiente não precisa, necessariamente, ter um departamento específico, basta qualificar a equipe de vendas para que possam desempenhar este papel também. É importante saber quais os pontos fortes e fracos do seu produto, da sua empresa e da sua equipe e, assim, conhecer mais dos anseios dos seus clientes, o que é de grande valor para você avaliar o que pode ser melhorado.
Um bom pós-venda agrega valor ao seu produto e pode ser um grande diferencial para uma futura venda, uma vez que o cliente se sente seguro quanto ao produto que adquiriu e pode, até mesmo, indicar a sua empresa, fazendo um marketing boca-a-boca muito eficiente.
Existe uma cultura entre a maioria das empresas, onde se coloca que vender é o que interessa, captar novos clientes deve ser a rotina diária dentro da empresa. O que muitos empresários não levam em consideração é que seus concorrentes estão fazendo o mesmo, criando uma ciranda que consome altas somas em investimentos para captação de novos clientes. Por exemplo: as empresas de telefonia são as campeãs neste quesito. Enquanto uma empresa “X” capta 200 novos clientes da empresa “Z”, ela perde 200 para a empresa ‘Y”, ao mesmo tempo a empresa “Z” capta 200 clientes da empresa “Y” e perde 200 clientes para a empresa “X”. Esta ciranda requer altos investimentos em promoções e descontos o que transforma o consumidor em clientes insatisfeitos e viciados em vantagens, que acabam se