Pós graduação
MBA Gestão de Projetos
Maicon Roberto Boschetti
A importância do plano de negócio
Os mais recentes levantamentos feitos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPE), apontaram que 22% (vinte e dois por cento), das pequenas empresas brasileiras encerram suas atividades todo ano. Busca-se o fator principal para esse problema crônico brasileiro, já que essas mesmas MPE são reconhecidamente responsáveis pela maior parcela de empregos gerados no país. Diversas pesquisas e reportagens que veiculam na mídia focam vários aspectos considerados como sendo os grandes causadores desses números (SEBRAE, 1998a).
Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam fechando suas portas. Segundo Sahlman (apud DORNELAS, 2010), poucas áreas têm atraído tanta atenção dos homens de negócios nos Estados Unidos como o plano de negócio.
Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador. É evidente que apenas razão e raciocínio lógico não são suficientes para determinar o sucesso do negócio.
O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas já existentes.
Outro paradigma que precisa ser quebrado é o fato de achar-se que o plano de negócios depois de feito pode ser esquecido. Este é um erro imperdoável e as consequências serão mostradas pelo mercado que está em constante mutação. A concorrência muda, o mercado muda, as pessoas mudam e o plano de negócios, sendo uma ferramenta de planejamento que trata essencialmente de pessoas, oportunidades, do contexto e mercado, riscos e retornos também muda. Sahlman,1997 (apud CAVASSOTO, 1999).
Na maioria das vezes sem nenhum preparado as pessoas têm se aventurado em montar seu próprio negócio, seja pela falta de emprego,