Pós-graduação
BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA: UM ELEMENTO DE INTERAÇÃO
E SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fernanda Costa Begosso
Marina Sanches Marques
Rita de Cássia Zambello
Regina Célia Simão
Sandra Yamamoto
Curso: Pedagogia
Polo: Jundiaí/SP
Orientador: Prof.ª Ms Ana Maria Murari Beraldi
RESUMO
Este trabalho versa sobre as brincadeiras e cantigas de roda, abordando suas características lúdicas, musicais e dinâmicas, buscando suas ligações com o processo de interação e socialização da criança e relacionando manifestações das fases do desenvolvimento humano.
Para finalizar será apresentada analises na educação infantil dentro do contexto familiar e escolar, e reflexões do Referencial Curricular Nacional acerca das brincadeiras e cantigas de rodas na educação infantil. O objetivo do artigo é mostrar que as cantigas e brincadeiras de roda não são somente uma simples brincadeiras de rua, mas sim um rico instrumento que pode fazer a diferença em nossas escolas, pois levam para um mundo prazeroso e satisfatório facilitando a aprendizagem e também a socialização de nossas crianças.
Palavras-chave: Educação infantil; Cantigas de roda; Brincadeiras.
INTRODUÇÃO
A infância é a idade das brincadeiras e um direito cotidiano na vida da criança, por meio delas as crianças satisfazem em grande parte seus interesses, necessidades e desejos particulares se interando com o grupo e com o meio em que vive. Enquanto brincam, as crianças ampliam sua capacidade corporal, sua consciência do outro, percebem a si mesmas como um ser social, percebem o espaço que as cerca e como podem explorá-lo. Por meio das brincadeiras elas retratam a cultura da região e treinam regras do convívio social. “Portanto, a brincadeira é uma forma de atividade social infantil cuja característica imaginativa e diversa do significado cotidiano da vida fornece uma ocasião educativa única para as crianças” (WAJSKOP, 2012, p. 37).
Muitos adultos hoje lamentam a pouca valorização das