Pós Graduado em Governança de TI
Augusto Nellessen
2010
Artigo apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie como parte da conclusão da disciplina de Gestão de Pessoas e Jogos de Empresas, do curso de Pós Graduação em Governança de TI.
Resumo: Este artigo tratará sobre um tema de grande importância e de essencial relevância a liderança e gestão de pessoas, o Entusiasmo. Para isso, além de dissertar sobre o Entusiasmo, será explorado o exemplo de vida de algumas pessoas que foram grandes Entusiastas, pois estes líderes de hoje e de outrora, pessoas com grandes conhecimentos técnicos em suas respectivas áreas de atuação, pessoas com atitudes, e habilidades, mas, além disso, pessoas dotadas de grande Entusiasmo que os capacitou a realização de seus sonhos e alcançar seus objetivos definidos, através de um elo tão próximo de seus liderados que em determinados momentos chegou-se a cogitar que o Entusiasmo poderia ser transmitido por meio de telepatia.
Palavras-Chave: Entusiasmo, Hitler, Churchill e liderança.
Introdução
Frank Bettger (Arte de Vender, 1978), criou o mote: aja com entusiasmo e será entusiasta! Este artigo nasceu da vontade de tornar este conceito mais acessível aos novos líderes e traduzir em palavras a relevância do Entusiasmo para o líder, e quão esquecido ele é dentro das empresas, processos formais de ensino e de nossas vidas, além de entender o que é e porque é tão esquecido em nosso dia a dia o objetivo deste artigo é trazer mais informações sobre este assunto e entender como podemos aplicar o Entusiasmo no contexto de liderança e gestão de pessoas, segundo Daniel Goleman, (Inteligência Emocional, p. 93) “Na medida em que somos motivados por sentimentos de entusiasmo e prazer no que fazemos, esse sentimento nos levam ao êxito”.
A origem da palavra Entusiasmo
Segundo afirma Albuquerque (2009, p 128) a etimologia da palavra vem do grego: Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração divina ou