pós em eja
O principal tópico deste trabalho é que ao abordar o tratamento das diferenças em nossas salas de aula o maior problema que encontramos é a rotulagem da diversidade como uma dificuldade inerente a necessidades educativas por carências ou particularidades de cada aluno.
Resumo do filme
A história acontece em uma escola do subúrbio dos EUA, onde há uma sala de aula recheada de alunos revoltados, que sofrem com as desigualdades sociais, raciais e violência domesticas.
Neste filme aparece um resumo da vida de cada aluno as dificuldades que eles sofreram e sofrem explicando assim o porquê deles serem como são.
A abordagem de uma professora sem experiência, mas com muita força de vontade, transforma estes alunos.
A professora Erin Gruwell, chamada pelos alunos carinhosamente de senhora”G”, consegue formar um elo com seus alunos. Mesmo sem o apoio de outros professores e da direção da escola, ela adota características comuns a realidade deles para lhes ensinar a matéria, o que acaba despertando o interesse desses alunos que antes não viam a escola como uma boa saída da vida que levavam.
A senhora “G” foi quebrando as barreiras “tradicionais” da escola desfazendo as rotulagens, e se tornou um exemplo de superação e sendo amada pelos alunos mais improváveis.
Relatório das Entrevistas
As entrevistas aos professores foram feitas em uma Escola da periferia de Curitiba, no bairro Pantanal, na Escola Estadual Lúcia Bastos, com professore do Ensino Médio.
Foi perceptível o desinteresse de muitos com os questionamentos feitos, talvez por falta de tempo ou simplesmente por não saberem se posicionar sobre o tema.
Então, a primeira conclusão foi que há uma falta grave, a falta da capacitação dos professores com o tema da diversidade.
Com os poucos que mostraram interesse e até certa força de vontade em melhorar as desigualdades e o convívio com os alunos, foram obtidas algumas respostas satisfatórias, o que fez valer a pena a escolha de uma escola na