Pêndulo
Departamento de Engenharia de Produção.
Laboratório de Física I
Engenharia de Produção – Turma G
Experimento 1 - OSCILAÇÕES MECÂNICAS
Alunas: Gabriela Ferreira Borges, Mariana Marçal de Avelar, Mariany Emily Ramos Pacheco, Raquel Machado Ferreira, Tarcila Florença Contagem.
Professor: Thiago Coelho
Catalão, Novembro de 2013
Objetivos
Determinar o valor da aceleração do campo gravitacional a partir da oscilação de um pêndulo, considerando pequenas amplitudes para que o valor do ângulo se aproxime do valor do seno deste.
Introdução:
Em relação as oscilações mecânicas temos a execução de um movimento harmônico simples (MHS) que ocorre quando o corpo oscila com uma dada força restauradora que seja proporcional ao deslocamento do corpo. No exemplo de um pêndulo simples, que é definido como um sistema com um corpo de massa m suspenso de um ponto O por um fio de massa desprezível de comprimento L.
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade. Pelo esquema das forças em um pêndulo simples, além da ação da força da gravidade em decorrência do peso massa, também existe a força tração T do fio. A equação que representa a força restauradora se dá por:
Além disso, temos ainda que o período de uma oscilação depende apenas do comprimento do fio e da aceleração da gravidade, como pode ser observado na equação a seguir:
Procedimento experimental
No experimento foram usados os seguintes materiais:
- 01 Pêndulo (suporte e fio)
- 01 Trena Milimetrada
- 01 Cronômetro
- 01 Cilíndrico Metálico
Para a construção do pêndulo simples utilizou-se um fio fino e uma pequena esfera maciça, suspendendo-a em um suporte rígido. Em seguida mediu-se o comprimento do pêndulo do ponto de