PENDULO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EDER RIDIERI JUNG
PÊNDULO SIMPLES
CRICIÚMA, JUNHODE 2013.
EDER RIDIERI JUNG
PÊNDULO SIMPLES
Trabalho de Física Experimental I, apresentado no curso de Engenharia de Produção da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Professor: Leandro Neckel.
CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2012.
AGRADECIMENTOS
A equipe gostaria de abrir este espaço para prestar seus agradecimentos ao professor Leandro Neckel por todo auxílio prático e metodológico oferecido no decorrer da realização deste trabalho e demais aulas; e a todos os colegas de classe do curso de engenharia de produção. .
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PÊNDULO SIMPLES 5
3 – MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
3.1. - MATERIAIS 7
3.2. – PROCEDIMENTO 7
4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
5 - conclusão 11
6 - REFERÊNCIAS 12
1 - INTRODUÇÃO
O bom entendimento sobre os princípios da força peso e do movimento oscilatório é fundamental para o estudo da física.
O pêndulo simples consiste num sistema na qual um peso oscila em torno de um ponto fixo, a partir do qual aplica-se os princípios de período e frequência de oscilação, bem como, a influência da aceleração gravitacional sobre este comportamento. A massa acoplada ao pêndulo realiza seus movimentos livres, mas sujeita à força causada pela gravidade.
Diante disto, o objetivo deste trabalho é relatar o experimento sobre pêndulo simples, com o intuito de encontrar o valor da gravidade através da relação entre os períodos de oscilação cronometrados e o comprimento do cordão do pêndulo em que a massa ficou suspensa, avaliando a tendência de tal relação.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PÊNDULO SIMPLES
Segundo Halliday 2006, para caracterizarmos um