Tuberculose
A tuberculose, trata-se de uma doença infecto-contagiosa, é causada por um bacilo, o Mycobacterium tuberculosis, vulgarmente conhecido por bacilo de Kock.
Trata-se de uma bactéria aeróbia do tipo Gram-positiva de crescimento lento, dividindo-se a cada 16 ou 20 horas, o que se considera lento tendo em conta a divisão em minutos de outras bactérias1.
Trata-se de um bacilo, bactéria em forma de bastão, cuja parede celular é rica em lipidos, o que torna a sua superfície hidrofóbica, dando características a esta bactéria que lhe permitem resistir a alguns desinfectantes, e a torna mais patogénica, no entanto, só se consegue desenvolver no organismo de um hospedeiro e em tecidos muito oxigenados, pelo que se alojar-se nos pulmões2.
Levou algum tempo até que se conseguissem realizar culturas in vitro do Mycobacterium tuberculosis, actualmente trata-se de um processo laboratorial comum. O bacilo é identificável no microscópio não é descolorado por soluções acido-alcoólicas, sendo por isso designado de bactéria álcool-ácido-resistente (BAAR).
Existem diversas metodologias de coloração ácido-resistente, sendo o método de Ziehl-Neelsen o mais utilizado. Nesta técnica, os bacilos absorvem um corante vermelho brilhante, que contrasta bem com um fundo azul. No entanto, a presença do Mycobacterium tuberculosis só é confirmada através da realização de culturas.3
A infecção inicia-se quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares, podendo aí espalhar-se para os nódulos linfáticos e através da corrente sanguínea atingir tecidos mais distantes.
A resposta imunológica do organismo elimina a maioria dos bacilos, levando à formação de um granuloma. Os nódulos de tuberculose são pequenas lesões que consistem em tecidos mortos de cor acinzentada, contendo a bactéria da tuberculose.
Em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e inicia a sua multiplicação, dando origem à progressão de uma simples infecção por tuberculose para