historia
HISTORIA DA ARTE
ALVARO SEIXAS
RESUMO 3/3
21 PÁGINAS
RENASCIMENTO
LINHAS GERAIS
•
•
•
•
•
O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa.
À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.
A idéia de um 'renascimento' ocorrido nas artes e na cultura relaciona-se à revalorização do pensamento e da arte da Antigüidade clássica e à formação de uma cultura humanista.
A noção de renascimento tal como a entendemos hoje define o período como de grande florescimento do espírito humano, espécie de "descoberta do mundo e do homem". A cidade de Florença no século XV é tida como berço do movimento, lugar onde se realizam algumas das obras mais inovadoras do renascimento. Os nomes de Donatello
(ca.1386-1466), Leonardo da Vinci (1452-1519), além dos já mencionados Rafael,
Masaccio e Brunelleschi figuram entre os maiores representantes da arte renascentista. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. O clássico é renascido como modelo de civilização. Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.
ARQUITETURA RENASCENTISTA
Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque: senso de ordem.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que, aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício”
(Bruno Zevi, Saber Ver a Arquitetura)