Pêndulo
Campus Poços de Caldas
Curso Engenharia Civil
Disciplina Física I
Pêndulo
Abril/201
Resumo
O presente relatório tem em seu intuito discutir sobre as questões a cerca de experimentos realizados na disciplina de Física Experimental do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no campus de Poços de Caldas, experimento este que tinha como objetivo principal à obtenção da aceleração da gravidade, estudo do movimento periódico, e ainda à construção de gráficos.
Introdução
Para discutir-se com mais propriedade sobre os assuntos abordados no presente relatório antes será necessário à introdução de alguns conceitos para uma melhor interpretação do experimento relacionado, são eles:
Gravidade
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos. Albert Einstein descreveu-a como conseqüência da estrutura geométrica do espaço-tempo. Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração). Ademais, a gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestiais existem: sem ela, a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenômenos