Notas Esquecidas
Não deveria nos surpreender que os países estejam sempre de olho no que os outros países estão fazendo. Normalmente, essas atividades de vigilância passam despercebidas pelo público geral - obviamente, missões de reconhecimento não são muito divulgadas.
Neste artigo, abordaremos um avião de vigilância altamente sofisticado, o EP-3E ARIES II (Airborne Reconnaissance Integrated Electronic System II - Sistema Aéreo Eletrônico Integrado de Reconhecimento II) e ver como ele coleta informações.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos
Um avião espião EP-3E
Escuta
Oficiais militares comparam o EP-3E a um aspirador de pó no céu, utilizando equipamento moderno para sugar comunicações eletrônicas como chamadas telefônicas, e-mail, sinais de relay avião-base, fax e transmissões via satélite Basicamente, a principal função de um avião de vigilância é escutar áreas alvo em segredo, processar o que encontrou e enviar a informação para os comandantes militares americanos.
Imagem cedida por GlobalSecurity.org
O avião espião EP-3E é o ouvido das operações de vigilância dos Estados Unidos
O EP-3E é equipado com alguns dos mais avançados equipamentos de vigilância do mundo. A maioria dos sistemas do avião é confidencial, mas existem algumas informações conhecidas sobre o equipamento de vigilância.
Imagem cedida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos
Um radome é anexado à barriga do avião espião
O avião é equipado com sensores, receptores e antenas parabólicas para capturar os sinais eletrônicos. Existem dois compartimentos, um no topo do avião e outro sob ele, que abriga as antenas. O EP-3E também é equipado com uma antena de radar AN/APX-134 e um radome, que estão localizados em um compartimento de carga especialmente modificado, segundo o siteGlobalSecurity.org (em inglês). O radome é um compartimento em forma de cúpula localizado embaixo do