As Preceptoras No Brasil
Disciplina: Educação Popular e Movimentos Sociais – Turma B
Professora: Suzana Saraiva
Aluna: Samara Reis - DRE: 110139527
Trabalho: Análise do Texto – As Preceptoras no Brasil
Preceptoras europeias: quem foram e no que contribuíram para a educação no Brasil
Elas foram uma das primeiras a se preocupar com isso, com a instrução e também com o carinho que se deve dar as crianças. Mas muitas delas foram esquecidas pela história. As preceptoras são algumas, que foram ficando esquecidas por não aparecerem nos escritos da época. Eram mulheres que tinham o sonho de correr o mundo, começar vida nova, exercitar suas faculdades e ganhar o seu sustento. Além da agradável incumbência de cuidar da educação das crianças.
Esse era o sonho que as acompanhava, mas na prática era muito mais difícil. Elas eram mulheres solteiras ou viúvas que precisavam trabalhar para sustentar-se e muitas vezes ajudar a família. Por trabalharem, tiveram que enfrentar os paradigmas da época, e perder seus status sociais, pois mulher naquela época era pra casar.
Nisto nota-se que elas eram destemidas,enfrentavam o trabalho e a solidão em países estranhos,como o Brasil no séc.19. Aqui elas tinham a incumbência de passar as disciplinas que as mães não passavam para as filhas, transmitir as crianças brasileiras os princípios da educação europeia para prepará-las para uma vida culta e elegante.
As preceptoras vieram pro Brasil, pois o mercado da Europa já estava saturado. Elas ganhavam pouco,mas a oferta era melhor que na Europa.Trabalhavam os primeiros meses para pagar a viagem, e depois guardavam o que recebiam para poderem ter uma velhice tranquila e ajudavam também os pais que estavam na Europa.
As primeiras coisas que ensinavam eram as línguas- inglês, francês, alemão- depois ensinavam piano e as artes, e por último ensinavam o português.Elas começaram lecionando como lecionavam na Europa, mas depois viram que os brasileiros eram diferentes e passaram a