Pêndulo - Vibrações
Pêndulo Simples
São José dos Campos
2013
Resumo
O presente trabalho analisa a vibração que ocorre em um pendulo simples levando em consideração o ângulo inicial de 45°. Após a realização de vários lançamentos, em quatro diferentes comprimentos, será possível analisar a vibração do deslocamento do pendulo.
Palavras-Chave: “Pendulo Simples, frequência, anomalia natural”
Sumário
1. Introdução Teórica
Na natureza, existe um grande número de fenômenos em que se observam eventos periódicos. As ondas sonoras, a vibração de uma corda, as radiações eletromagnéticas e o movimento dos elétrons em um campo elétrico alternado são alguns exemplos de fenômenos que apresentam grandezas com comportamento oscilatório e periódico. O sistema mais utilizado para estudar o movimento oscilatório periódico é o pêndulo simples. Segundo Pratavieira (2001), (vc precisa colocar a referencia de onde tirou isso), o pêndulo simples é um corpo ideal constituído de uma partícula de massa m, com volume relativamente pequeno, suspenso por um fio, de comprimento l, inextensível e de massa desprezível. Admitindo-se que na situação inicial, o pêndulo se encontra em repouso, na vertical e ao ser afastado de um ângulo θ dessa posição de equilíbrio, o pêndulo é solto e executará um movimento oscilatório em um plano vertical, sob a ação da aceleração da gravidade. O movimento oscilatório é caracterizado por um período T, que é o tempo necessário para se executar uma oscilação completa.
1.1- Objetivos
Este trabalho tem como objetivo analisar a vibração decorrente a variação do deslocamento de um pêndulo simples, utilizando o ângulo inicial de 45º.
1.2- Material e Método
Os materiais utilizados para o experimento são: Suporte de fixação, trena, fio, cronômetro e massa. A massa será fixada ao fio, que será fixado ao suporte, para ser lançada a um ângulo inicial de 45°. Para