MECANISMO COM CONTROLE ATIVO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
MECANISMO COM CONTROLE ATIVO
FLÁVIO BOFF
NÉVERSON BONI DE LIMA
RONALDO RADAELI
VAGNER DOLANKEI
Caxias do Sul, dezembro de 2011
1 - INTRODUÇÃO
Temos visto, nos últimos tempos, um aumento significativo na incidência de terremotos, ciclones e outras ocorrências naturais que, invariavelmente, acabam afetando as construções existentes na superfície terrestre e, por conseqüência, seus usuários. Na maioria dos casos, os maiores danos são causados pelas vibrações provenientes destes acontecimentos que, principalmente em prédios altos, geram grandes deslocamentos nas estruturas.
Atualmente, várias empresas incorporam o controle estrutural em edifícios para reduzir instabilidades geradas pelo vento e fazer com que a estrutura responda de maneira controlada às vibrações decorrentes de terremotos.
Por ser considerado um divisor de águas nas engenharias, o edifício TAIPEI 101 foi a nossa fonte inspiradora na elaboração deste projeto.
Neste trabalho analisaremos a redução da vibração de um mecanismo, que poderá ser utilizado em estruturas edificadas, através da implantação de um sistema de pêndulo. Será feito um comparativo entre os resultados encontrados através da teoria matemática, e o teste executado no laboratório com um modelo reduzido. Este modelo será submetido à vibrações, com e sem o sistema de pêndulo para, então, compararmos os dados colhidos.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - Terremoto
Um terremoto é qualquer vibração na crosta terrestre, e que tem origem no seu interior. Quando a vibração é relativamente intensa, o tremor de terra se torna perceptível aos nossos sentidos.
Quando muito fraca, seu registro se faz por meio de aparelhos especiais, denominados sismógrafos. Tal vibração é denominada de microssismo.
Em um ano registram-se na superfície terrestre cerca de 100 mil terremotos.
Destes, 90 mil