Pêndulo Simples
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – FAET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PÊNDULO SIMPLES
CUIABÁ – MT
OUTUBRO – 2014
1939290-384810
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – FAET
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
PÊNDULO SIMPLES
Discentes:
CUIABÁ – MT
OUTUBRO – 2014
SUMÁRIO
TÓPICO
INTRODUÇÃO1
OBJETIVO2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS3
PARTE EXPERIMENTAL4
Materiais utilizados 4.1
Procedimentos4.2
RESULTADO E DISCUSSÃO5
CONCLUSÃO6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFIAS7
1-INTRODUÇÃO
Estudando o movimento angular Galileu Galilei descobriu a periodicidade, a partir disso foi possível ter uma melhor concepção sobre este movimento e encontrar outras propriedades como o inverso do período, que chamamos de frequência que é dada em Hertz. Com isso tornou-se mais fácil e claro o estudo sobre o movimento angular. Assim, podemos associa-lo facilmente ao movimento de um pêndulo simples.
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo em sua extremidade inferior, por exemplo, uma esfera de massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (considerando a resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas. Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. Assim, podemos determinar a aceleração da gravidade local, medindo a aceleração tangencial e o ângulo de um pêndulo simples.
2-OBJETIVO
Determinar a aceleração gravitacional utilizando um pêndulo simples, variando conforme o tamanho do seu raio de acordo com um ângulo definido.
3-FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Um pêndulo simples é um sistema idealizado que consiste em uma partícula suspensa por um cabo leve e inextensível. Quando puxado para um dos lados de sua posição de equilíbrio e liberado, o pêndulo oscila no plano vertical sob a