Página Inicial » Diversos Resposta ao questionário referente ao texto "prática educativa, pedagogia e didática"
Esta reprodução é individual e sem a participação de gametas. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone. A reprodução assexuada não permite a recombinação genética nem a variabilidade da espécie. Todos os indivíduos de uma linhagem são idênticos entre si. A reprodução assexuada compreende basicamente a divisão binária e a divisão múltipla.
a) Divisão binária
Neste processo, a célula que constitui o corpo do indivíduo se divide por mitose em outras duas idênticas. Este mecanismo ocorre tanto com os seres procariontes como os eucariontes.
b) Divisão múltipla
Consiste na segmentação do corpo do indivíduo, originando diversos segmentos com capacidade de formar novos indivíduos completos. Ela compreende alguns processos distintos, como a gemulação, a esporulação, a esquizogonia.
A gemulação, também chamada de gemiparidade ou brotamento, é uma forma que pode ser observada nos unicelulares e pluricelulares. Caracteriza-se pelo aparecimento de brotos ou gemas, que surgem e crescem ligados ao organismo inicial e que podem, ou não, dele se desprender em certa época da vida.
A esporulação ocorre a partir de células especiais chamadas esporos. Que diferem dos gamestas pela sua capacidade de “germinação”, reproduzindo-se através de mitoses até originar indivíduos completos. Alguns esporos são móveis, pela presença de flagelos (zoósporo) ou imóveis (aplanósporos).
A esquizogonia é uma forma de reprodução comum aos protozoários esporozoários, como o Plasmodium malariae. Caracteriza-se pela fragmentação do núcleo da célula. Cada um desses fragmentos cerca-se de uma porção de citoplasma e membrana, formando esporos que darão origem a novos indivíduos.
A esquizogênese ocorre nos anelídeos poliquetos, onde os vermes adultos separam segmentos da região final de seu corpo, os quais formam novos indivíduos.
A estrobilização é um tipo