EDUCAÇÃO DO FUTURO:Uma Visão Sobre o Uso de Computadores na Educação Fundamental
A comunicação, até chegar aos sistemas atualmente utilizados, passou por um longo processo, com inúmeras mudanças e transformações. Esse progresso foi marcado pelas tentativas do homem em interferir na sua evolução, transformando o ambiente a sua volta e adaptando-o as suas necessidades pessoais. Processo pelo qual, surgem entre os povos mais remotos: os gestos, a fala, o registro por símbolos, a escrita... posteriormente a impressão, e recentemente os revolucionários aparatos tecnológicos de armazenamento e transmissão de informações.
O tratamento e a transmissão da informação foi evoluindo ao longo da história da humanidade. Desde o tratamento manual, com o uso de marcas gravadas em madeira, tabuinhas e a escrita, e o tratamento mecânico, com o surgimento da imprensa no ano de 1439, no Ocidente, até o tratamento automático na atualidade com o surgimento dos computadores. (LIGUORI in LITWIN : 2001, p. 79)
Nesse contexto, a humanidade desenvolveu os computadores rapidamente desde sua invenção no início do século passado, até a atualidade, estabelecendo-os como base de uma das maiores industrias mundiais e desencadeando imensas transformações, principalmente com o desenvolvimento de tecnologia mais barata e de volumes cada vez menores, o que tornou os computadores práticos e acessíveis, invadindo nosso cotidiano com aplicações administrativas, científicas, domésticas e educativas. Contudo, no seio de populações como a brasileira, ainda depara-se com um grande percentual de pessoas que não tem acesso a essas tecnologias. Sendo que dentre estas, temos algumas que nem mesmo tiveram contato com outras inovações, e hoje são surpreendidas por coisas que os meios de comunicação tornam banais, como o caixa eletrônico e a Internet. Essas pessoas, em sua maioria, acostumaram-se a outro contexto, pois foram preparadas por uma instrução na qual seu bem maior era sua força de trabalho, não compreendendo as novas exigências impostas