O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Graduado em Geografia – Universidade Federal do Ceará otaviogeo@oi.com.br Maria Edivani Silva Barbosa
Professora do Departamento de Geografia – Universidade Federal do Ceará edivanisb@yahoo.com.br Resumo
A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados.
Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de
Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e
Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina. Palavras Chave: Ensino de Geografia; Formação de Professor e Geografia Escolar.
THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN THE BASIC EDUCATION:
An analysis of the relationship between the teacher’s formation and your performance in