purificação de silicio
Nome do autor: Emerson Ferreira Pereira – Engenharia Mecânica
Professor (a): Viviane Maio – Pitágoras unidade Betim
Resumo:
O Brasil tem as maiores reservas de silício do mundo e é um dos maiores exportadores de silício grau metalúrgico, que tem um alto teor de impurezas. Para a purificação do silício em grau solar e eletrônico, são usados métodos caros e complexos, como por exemplo, os métodos Siemens e Dupont, seguidos do método czochralski, a chamada rota química. Um novo método para produção do silício grau solar vem da chamada rota metalúrgica, que já foi desenvolvida em alguns países e está sendo desenvolvida no Brasil, este método dá ao silício um grau de pureza bem próximo dos conseguidos com os métodos químicos mas que são o suficiente para a produção de energia solar.
Introdução:
Este artigo apresenta informações sobre a purificação do silício, vantagens, desvantagens, métodos utilizados e o processo de purificação. Tem como objetivo expor o modo como é obtido o material ultra puro que é utilizado nos painéis fotovoltaicos para a produção de energia solar, uma energia limpa que contribui para um planeta sustentável.
Purificação do silício em grau solar e grau eletrônico
A necessidade de implantar um meio de produção de energia limpa e renovável é uma preocupação nos dias de hoje, no Brasil o meio mais utilizado é o de usinas hidrográficas, os demais meios são utilizados em menor quantidade como: usinas termelétricas, nucleares, eólicas e entre outras. Um modo de produção de energia muito usado nos países da Europa e Ásia é o de energia solar por células fotovoltaicas, pouco utilizada no Brasil, é um tipo de energia limpa já que não polui o meio ambiente e a poluição que é feita durante a fabricação é totalmente controlada, não há como falar da energia solar sem falar do elemento vital a esse processo, o silício.
O silício é o segundo elemento mais