Extra o de sil cio para a
O silício é um elemento químico pertencente à família 4A.
Foi descoberto em 1823 e é um dos principais elementos para a eletrônica atualmente. O silício é geralmente encontrado em estado sólido e é o segundo elemento mais abundante no planeta.
O silício
Apesar de ser um isolante em seu estado natural, após sofrer dopagem eletrônica ele se torna um semicondutor.
Extração e purificação do silício Um dos principais locais no planeta para a extração de silício é no vale do silício, que se localixa em Califórnia, Estados Unidos.
Além de ser um ótimo semicondutor, o silício é muito utilizado pela sua grande abundancia e pelo fato de ser muito fácil e barata a sua extração.
Extração e purificação do silício O primeiro método utilizado para a purificação do silício se constituia em moer o mesmo, fazendo com que as impurezas se acumulassem nas últimas zonas solidificadas, as impurezas eram dissolvidas com ácido, se obtendo assim um material mais puro.
Outro método consiste em derreter a extremidade de uma barra de silício e depois focar o calor ao longo da barra, fazendo com que o silício se solidifique com um maior nível de pureza, fazendo com que as impurezas se acumulem em uma determinada área, facilitando a remoção das mesmas.
Extração e purificação do silício
Já os métodos químicos de purificação, se decompõem algum dos compostos do silício para a purificação do mesmo. Os compostos mais utilizados são o triclorosilano (HSiCl3), o tetracloreto de silício (SiCl4) e o silano (SiH4).
No processo químico chamado Siemens, as barras de silício são expostas a 1150 °C ao
HSiCl3, resultando em um silício com uma quantidade muito baixa de impurezas denominado silício poli cristalino.
Extração e purificação do silício
Já o método químico chamado Dupont, reage SiCl4 com vapores de zinco puro a uma temperatura de 950 °C. No entanto esse método é menos utilizado que o método Siemens, pelo