Punhobol nas escolas
Primeiramente colocar o punhobol no ambiente escolar, é de extrema importancia para que o esporte siga essa estrada vencedora em que se encontra.Alguns projetos para que isso aconteça já estão em prática. Mas no Brasil ainda é uma história recente, mais precisamente, o punhobol nas escolas começou em 2010 no IFSul-Camaquã.
Internacionalmente, punhobol e escola, são mais próximos. Na Alemanha o campeonato nacional escolar reúne 59 equipes de todas as partes do país.
Escolas de Santa Catarina tentaram implantar o esporte nas suas aulas, mas não levaram adiante a idéia. O estado tem competição oficial entre escolas, que serve de seletiva para a Taça Brasil Escolar, e tem apoio do Guarani Esporte Clube, de Blumenau-SC. O torneio representa um passo dos organizadores para incluir a modalidade nas Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc). Em Blumenau, a modalidade reúne mais de 380 crianças e adolescentes.
Mas a implementação dos torneios não é suficiente, pelo menos para garantir a existência e, se possível, mesmo para uma distribuição do punhobol nas escolas. Precisamos de professores e escolas que apoiem a causa.
Em andamento encontram-se dois projetos, “Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos” e “Legal é punhobol nas Escolas”. O segundo é uma parceria entre a Sociedade Ginástica NH e Secretaria Municipal de Educação e Desporto e tem como objetivo oferecer ferramentas aos profissionais de Educação Física, a fim de desenvolverem a modalidade esportiva a nível escolar. Neste ano ocorreu na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo as “Olimpíadas Escolares de Punhobol” participaram mais de 500 alunos de 18 escolas. Já o primeiro (........)
Esses professores precisam de apoio, para que alcancemos patamares mais altos e enfim o punhobol