Esportes Não Convencionais
Esportes que não são vivenciados comumente pelos alunos:
Dentro do vasto universo dos esportes existem várias modalidades esportivas que os alunos não conseguem vivenciar, ou por questões financeiras, ou por falta de materiais adequados e até pela localização geográfica.
Entre os motivos financeiros e falta de materiais adequados podemos citar o alto custo dos materiais para a prática do esporte, ou a obrigação de que o praticante seja sócio de algum clube que mantenha o esporte. Como exemplo podemos citar o remo, a natação e outros esportes relacionados como polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais; o halterofilismo na modalidade de Levantamento olímpico, o tiro com arco entre outros.
As impossibilidades de vivenciar o esporte pela localização geográfica afetam mais os esportes aquáticos e os esportes de inverno, o esqui por exemplo tanto o aquático como na neve são quase impossíveis para uma aluno do interior vivenciá-los.
Esportes que não são veiculados pelas mídias:
A mídia está sempre ávida por novas atrações que lhe garantam audiência e por isso hoje em dia é quase haver uma competição esportiva em que ela não esteja presente, no entanto alguns esportes se mantêm a margem dela, quer pelo inexpressivo número de praticantes e admiradores, quer pela falta de espetáculo que garanta um show de imagens.
Dentre os esportes excluídos da mídia podemos citar:
Dodgball: um parente da nossa “queimada” com regras mais elaboradas.
Netball: uma versão