Peritonio
* O peritônio reveste a cavidade abdominopelvica e envolve as vísceras. Consiste em duas lâminas contínuas: a parietal, que reveste a parte interna da parede abdominopelvica; e a visceral, que envolve as vísceras. * Ambas as lâminas do peritônio consistem em mesotélio, uma lâmina de células epiteliais pavimentosas simples. * O peritônio e as vísceras estão na cavidade abdominal. Não existem órgãos na cavidade peritoneal, exceto uma fina película de líquido que mantém as faces peritoneais úmidas. * Os órgãos intraperitoneais são quase completamente cobertos com peritônio visceral, enquanto os órgãos extraperitoneais ou retroperitoneais são apenas cobertos parcialmente com peritônio (normalmente em apenas uma face). Ambos estão do lado de fora da cavidade peritoneal. * A cavidade peritoneal é um espaço de espessura capilar entre as lâminas parietal e visceral do peritônio e é localizada dentro da cavidade abdominal, que é contínua com a cavidade pélvica. * Essa cavidade não contém órgãos, mas contém uma fina película de liquido peritoneal, que lubrifica as faces peritoneais (movimento das vísceras) e possui leucócitos e anticorpos que resistem à infecção.
Obs: A cavidade peritoneal é totalmente fechada nos homens, enquanto nas mulheres tem uma comunicação com o exterior.
Embriologia da cavidade peritoneal * No inicio de seu desenvolvimento, a cavidade do corpo embrionário é revestida com mesoderma, o primórdio do peritônio. O peritônio parietal derivado do mesoderma forma um saco peritoneal, que vai sendo invaginado à medida que os órgãos se desenvolvem, adquirindo um revestimento peritoneal (peritônio visceral).
Obs: A fáscia de fusão é formada pela fusão das lâminas do peritônio, como no colo descendente e ascendente do intestino delgado. * Enquanto diversas partes do trato digestório e órgãos associados tornam-se secundariamente retroperitoneais (maior parte do duodeno e pâncreas, colos