Estudo de Caso
Figura da cavidade abdominal mostra o peritônio (em azul) e catéter
Fatores de risco
O câncer primário no peritônio é considerado raro, acometendo algo em torno de quatro ou cinco pessoas numapopulação de 100 mil. Seus fatores de risco ainda não são muito bem conhecidos e a doença não apresenta sintomas específicos.
Saiba mais
* Câncer: o que saber após receber um diagnóstico?
Noentanto, o câncer de peritônio primário é mais comum em mulheres do que em homens. Mulheres com risco de câncer de ovário têm um risco aumentado para câncer de peritônio. Isto é ainda mais provável há ofator genético. A idade avançada é outro fator de risco para o câncer de peritônio.
O câncer de peritôneo é bastante semelhante ao câncer de ovário. Isso porque o tecido do peritônio é dos ovários sãoformados por células epiteliais. É comum que os dois tipos de câncer apresentem sintomas semelhantes. O tratamento para os dois casos também pode ser o mesmo.
Tipos
O câncer de peritônio primário seforma na própria membrana e secundário quando ele inicia em algum órgão da região - sobretudo intestinos, ovário, útero, estômago, pâncreas ? e se implanta no peritônio.
Saiba mais
* Câncer: o que émetástase?
O câncer primário de peritônio é conhecido como mesotelioma e também pode originar-se dele um carcinoma semelhante ao câncer de ovário. Já o câncer que vem de outros órgãos e se implanta noperitônio é conhecido como carcinomatose peritoneal.