Poder de barganha
M. Porter (1992) não quis dizer os clientes sejam "inimigos" da Organização. A ênfase deste autor é na concorrência em várias de suas expressões, inclusive na forma de pressão exercida pelos fornecedores. Entender e lidar bem com essa pressão pode fazer a diferença para as Organizações que desejem competir melhor, melhorar seus processos internos e atender com mais qualidade os seus clientes.
O poder de negociação dos fornecedores é maior quando nossa Organização não consegue repassar aos seus clientes alguma pressão exercida pelos fornecedores, como quando não conseguimos repassar aos nossos clientes um aumento de preços realizado por um fornecedor nosso.
Os fornecedores são pouco numerosos e compramos deles em grande volume.
Proposta: Aumentar a carteira de fornecedores, pesquisando fornecedores novos ou convencendo parceiros e empresas afins a entrar no ramo de fornecimento.
2. O fornecedor é um varejista ou atacadista com potencial para fortalecer a nossa marca, que vai buscar negociar o maior preço com nossa Organização (ex.: fornece um produto muito interessante para a imagem ou da nossa Organização).
Proposta: Buscar sempre novos fornecedores estratégicos, para que a indesejada perda de um fornecedor não seja tão prejudicial. Observe que no item 1 e no item 2 temos que considerar o peso estratégico de um grande fornecedor e o quanto o seu preço eventualmente elevado (e eventual redução do nosso lucro) será compensado com um maior número em nossas vendas.
3. O produto ou serviço do fornecedor tem um grande peso no nosso custo ou no orçamento (ex.: somos uma metalúrgica e adquirimos aço), ou o fornecedor trabalha