Formas de negociação na bovespa
Mercado a vista * Formação de preços e Operações realizados no pregão da Bolsa; * Pagamento e Entregas das ações realizados no momento da finalização da transação; * Requer intermediação de uma Sociedade Corretora (direta) ou Home Broker (indireta); * Liquidação efetuada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) no terceiro dia útil.
Mercado a Termo * Preço resulta da adição de uma parcela de juros ao valor cotado no mercado; * Prazo de pagamento acertado entre comprador e vendedor; * Todas as transações são intermediadas de uma Sociedade Corretora; * Requer depósito de garantia na CBLC.
Mercado de Opções * São contratos que garantem o direito de compra ou venda de uma determinada ação dentro de um prazo estipulado; * O preço é fixado para a compra ou venda do papel nos contratos de opção. Também é chamado de strike price; * Todas as transações são intermediadas de uma Sociedade Corretora; * Após o vencimento, a opção de compra ou venda deixa de existir.
Mercado Futuro de Ações * São contratos de compra ou venda de ações, a um preço acordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada; * Requer depósitos de garantia e ajustes diários no preço; * Todas as transações são intermediadas de uma Sociedade Corretora; * As operações no Mercado Futuro de Ações que permanecerem em aberto após o fechamento do dia de vencimento terão obrigatoriamente liquidação física.
Custos Operacionais
Taxa de Corretagem: Taxa cobrada pela intermediação das operações sobre o montante das ordens de compra e de venda executadas em nome do investidor, por um mesmo intermediário, em um mesmo pregão.
Emolumentos: Valor pago pela realização dos negócios de compra e venda de valores mobiliários. Divide-se em taxa de liquidação, cobrada pela CBLC, e taxa de negociação, cobrada pela Bovespa.
Taxa de Custódia: Taxa paga a