Pular corda
Aluízio
ATIVIDADES
Dianópolis - 2015 aluízio atividades
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, na disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, orientado pelos professores: Anísio Calciolari Junior, Suhellen Lee Silva, Alexandre Schubert e Marcelo Yugi Doi.
Dianópolis - 2015
INTRODUÇÃO
O ensino da Educação Física nas escolas vem como disciplina obrigatória aos currículos do ensino fundamental ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O professor de Educação Física, tem que introduzir aos seus alunos, variadas formas de atividade física, na intenção de provocar gosto por uma ou outra prática esportiva, além do processo de educação que é desenvolvido mutuamente durante à prática dessas atividade. Foi escolhido então, como atividade o Pular corda, que é uma atividade que trabalha grandes grupos musculares, proporciona equilíbrio, o ritmo, condicionamento físico, trabalho aeróbico e é uma atividade de baixo custo financeiro, se tornando assim ideal para o ensino principalmente para os primeiros anos de vida. Para SILVA (2004) “na execução do pular corda podemos identificar, comumente, dois padrões distintos de saltar, o salto com os pés tocando o solo alternadamente e o salto com os pés tocando o solo simultaneamente.” Esse tipo de atividade proporciona o trabalho individual e em grupo, tornando-se uma brincadeira saudável e com pouco restrição ou contraindicação.
DESENVOLVIMENTO
Atividade: Pular corda
Atividade muito praticada nos anos 80 e 90 pelas crianças, a atividade de pular corda vem perdendo espaço para os jogos de computadores e celulares, e por aplicativos. É uma atividade completa, por trabalhar vários músculos e por melhorar a coordenação motora, agilidade e melhorar o condicionamento físico por ser