152412260337
2940 palavras
12 páginas
IntroduçãoA intenção principal desta seqüência didática é promover a vivência das brincadeiras de pular corda e, por meio delas, abordar conteúdos relacionados ao Ritmo e a Expressão Corporal.
Essa seqüência de atividades se justifica também como uma interessante e divertida forma de cultivo e valorização da cultura lúdica tradicional de nosso país.
Também se mostra importante como forma de promover situações de ensino e aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas, no desenvolvimento de dinâmicas de produção em pequenos grupos e ainda como possibilidade de introduzir e desenvolver a idéia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.
Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.
Pula Corda
Objetivos gerais:
Praticar exercício físico em geral; Desenvolver o equilíbrio e a lateralidade; Aprender contar e adquirir noções de seqüência numérica; Respeitar a vez do outro.
O que precisa para brincar?
Local arejado e com piso antiderrapante; Um pouco mais ou menos que 3 metros de corda de espessura média; Suporte para prender uma das pontas da corda.
Como brincar:
Orientar as crianças para que permaneçam sentadas em fileira para facilitar a ordem e a vez de cada um brincar.
Amarrar uma das pontas da corda em um suporte. Esticar e segurar a outra extremidade de forma que a parte central da corda toque o chão. Pedir para que a criança fique de pé no meio do comprimento da corda, de forma que o movimento feito com o braço, no sentido de girar a corda, forme um circulo no ar, passe por cima da cabeça da criança e ao mesmo