Puerpera
O Projeto de Pesquisa deflagra a investigação científica. Apresenta-se como documento escrito, portador de todos os elementos de planejamento da pesquisa científica a ser realizada. Estabelece a visão e a missão do investigador, indicando os caminhos de como a visão se transformará em ação na busca e análise das informações.
A Resolução nº 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde define o projeto de pesquisa como sendo um documento que contempla a descrição da pesquisa em seus aspectos fundamentais, as informações relativas ao sujeito da pesquisa, a qualificação dos pesquisadores e todas as instâncias responsáveis.
Toda pesquisa deve ter um projeto. Por analogia, pode-se dizer que um projeto está para a pesquisa na mesma proporção que um mapa está para o viajante em terras desconhecidas. O projeto é um plano de ação para a pesquisa. Sua função é ordenar o enfoque.
Alguns aprendizes, por vezes, acham superficial a elaboração de um projeto de pesquisa, interpretando-o como perda de tempo e que seria melhor iniciar diretamente o trabalho da pesquisa. Mas, ensina Rudio (1997, p. 45), a experiência vai ensiná-lo que o início de uma pesquisa, sem projeto, lança-o à improvisação, deixando o trabalho confuso, inseguro, e que agir dessa maneira dá origem a muita pesquisa iniciada e não terminada, o que leva a uma grande perda de tempo e recursos.
A elaboração do projeto não significa tão somente recolha e organização do material necessário para conduzir sua pesquisa, mas fornece ao indivíduo visão global e presciência específica daquilo que realizará em cada etapa. Além disso, quando se pretende financiamento para uma pesquisa, por organizações nacional ou internacional, é imprescindível a aprovação de um projeto. O mesmo ocorre para a concessão de bolsas de estudo em cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
Na efetuação do projeto, nada é realizado aleatoriamente: a escolha do