Projeto educação em saúde na atenção a gestantes e puerperas
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA
HOSPITAL DA MULHER GONÇALENSE ZILDA ARNS NEUMANN (HMG)
Segue para sua apreciação, Projeto para implantação do Serviço de Psicologia no Hospital da Mulher Gonçalense (HMG), onde o mesmo terá como objetivo alguns tópicos de grande importância para um cuidado mais humanizado. A humanização em saúde nos é apresentada como um desafio que parece ser de responsabilidade exclusiva da ação do profissional dirigida aos usuários dos serviços de saúde. Contudo não podemos e não devemos esquecer que a humanização também deve ser estendida ao profissional através de ações que envolvam seu processo de trabalho.
SÃO GONÇALO, 26 DE ABRIL DE 2010.
________________________________
DRª. REGINA LÚCIA DOS SANTOS MELLO
PSICÓLOGA -
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO A GESTANTES E PUÉRPERAS
SÃO GONÇALO ABRIL/2010
O referido projeto foi desenvolvido e organizado pela profissional abaixo discriminado:
Regina Lúcia dos Santos Mello
Sumário
1 - Introdução
2 - Justificativa
3 - Objetivo Geral
4 - Objetivos Específicos
5 - Conclusão
6 - Referências
1 - Introdução
O presente projeto propõe um conjunto de ações integradas que visa mudar substancialmente o padrão de atendimento a gestantes de risco ou não para o nascimento de crianças de baixo peso e puéperas do Hospital da Mulher Gonçalense Zilda Arns Neumann (HMG), melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados, através da conscientização do que vem a ser o sentido da palavra “humanização hospitalar”, envolvendo toda a equipe de profissionais no serviço de atendimento da porta de entrada, procurando enfatizar a presteza, solicitude e principalmente a resolução da demanda dessas de forma mais humanizada.
Por que humanizar o hospital? Segundo o (Ministério da Saúde – 2001 pg.9) humanizar significa: “adotar uma prática em que profissionais